LIGA SANTAMARIENSE DE FUTSAL

Regulamento Geral

domingo, 2 de agosto de 2009 , Postado por Liga Santamariense de Futsal 08:40


REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO

- DA ORGANIZAÇÃO:

Art. 1º - O referido Campeonato Citadino 2010 é promovido pela Liga Santamariense de Futsal - L. S. F. com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município de Juventude, Esportes, Lazer, Idoso e Criança.

Art. 2º - Os Jogos serão realizados de acordo com as regras oficiais adotadas pela Confederação Brasileira de Futsal e pelo que dispuser este Regulamento, no naipe masculino e feminino adulto e nas categorias de base, mirim e infantil.

Art. 3º - São finalidades do Campeonato:
                        a - Maximizar e difundir a prática de Futsal, promovendo, assim, a descoberta de novos talentos.
                        b - Elevar o nível técnico da modalidade.
                        c - Contextualizar o desporto como meio de integração entre as comunidades.
                        d - Integrar Empresas e Comunidades em geral.
                       
- DA FORMA DE DISPUTA:

Art. 4º - A forma de disputa do Citadino será determinada em Congresso Técnico (01 de Setembro) no auditório da Prefeitura as 19 hs, pela Coordenação Técnica, em conjunto com os representantes credenciados das equipes inscritos no evento.
Parágrafo primeiro: Só vão participar do sorteio das chaves as equipes que pagarem a taxa de inscrição.
Parágrafo segundo: Os primeiros colocados do ano de 2009 serão cabeça de chave em todas as categorias em disputa em que vierem a participar.
Parágrafo terceiro: Nas fases eliminatórias quando houver empates, terá uma prorrogação de 5x5 minutos persistindo o empate penalidades (5-5) alternadas, depois (1-1) até que haja um vencedor.  

- DOS PARTICIPANTES:

Art. 5º - Participarão do Citadino, as equipes inscritas até a data determinada pela coordenação ( 25 de Agosto).
            Parágrafo primeiro: Equipe em débitos com a Liga não será aceita a sua inscrição.
            Parágrafo segundo: A competição por categoria e naipe só se realizará se tiver no mínimo 4 equipes inscritas.
             
Art. 6º - A equipe credenciará junto a Coordenação Geral do evento, oficialmente, um representante, pessoa esta, que se responsabilizará pela constituição da mesma, como pela fidedignidade e veracidade das informações regulamentares e disciplinar da  equipe.

- DAS INSCRIÇÕES DE ATLETAS e TÉCNICOS


Art. 7º - A comprovação da condição de atleta e inscrição da equipe, será feita através dos dados constantes em uma ficha, que será expedida pela Coordenação Geral, a qual deverá ser devolvida, devidamente preenchida.
            - Parágrafo Primeiro: Quando houver substituição de técnico, a mesma deve ser comunicada à Coordenação Geral, através de ofício, assinado pelo representante credenciado.
            - Parágrafo Segundo: Cada equipe poderá inscrever até quinze (15) atletas.
             - Parágrafo Terceiro : O atleta que estiver inscrito em duas ou mais equipes na mesma categoria estará automaticamente fora do Citadino 2010 e as equipes poderão substituir a vaga.
            - Parágrafo Quarto : Inscrição de atleta e técnico irregular na partida ;
> A equipe será penalizada com a perda dos pontos da partida e o resultado passa a ser de 1x0 em favor do adversário. Se a partida for no sistema de mata – mata a equipe infratora será eliminada da competição. O atleta será eliminado da competição.

Art. 8º - A participação do atleta no referido Citadino será de inteira responsabilidade da equipe que o mesmo representa.
           
Art. 9º - É de responsabilidade do próprio atleta  a apresentação da Carteira de identidade na hora de seu jogo.
            - Parágrafo Primeiro: Após a data determinada pela Coordenação Geral (01 de Setembro), para entrega das fichas de inscrição nominal, não serão aceitas substituições de nomes  apenas complemento da ficha no decorrer da competição.
            - Parágrafo Segundo: O atleta poderá atuar em categorias diferentes.
           
- DOS ÁRBITROS:

Art. 10 - Os árbitros serão designados pela Coordenação Geral do Citadino, através de seu Coordenador Técnico de Arbitragem, não podendo ser vetados por equipe alguma.

- DA PREMIAÇÃO:

Art. 11- Os Atletas que conquistarem os 1º, 2º e 3º lugares, estando os mesmos devidamente inscritos, receberão medalhas, oferecidas pela Coordenação Geral e ou Patrocinadores. Para as Equipes que conquistarem as 1º e 2º colocações serão oferecidos Troféus alusivos do Evento. Também receberão medalhas o goleiro menos vazado do Citadino entre as 4 equipes finalistas e o goleador da competição.

- DO SISTEMA DISCIPLINAR:

Art. 12- Serão considerados conhecedores do Regulamento Geral, todas as pessoas físicas e jurídicas vinculadas ao Citadino e assim se submeterão, sem reservas, a todas as suas disposições e as conseqüências que delas possam emanar.

Art. 13- Durante a realização da competição, a Justiça Desportiva será exercida pelo Tribunal de Justiça Desportiva (T.J.D.), que atuará durante a realização de toda a competição,  sendo seus membros indicados pela Coordenação Geral com sede na Secretaria de Município de Juventude , Esporte, Lazer, Idoso e Criança - SMJELIC.

Art. 14- Os protestos sobre quaisquer infrações do Regulamento, serão resolvidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva (T.J.D.), à luz das disposições presentes neste Regulamento, nas regras Oficiais da Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

Art. 15- A equipe reclamante terá doze horas (12) horas úteis para apresentar ao T.J.D., por escrito, o protesto devidamente assinado por representantes credenciados, estando anexo ao mesmo, o rol de testemunhas e ou documentação provatória.
Parágrafo primeiro; O valor do protesto será uma taxa de R$ 100.00.



Art. 16- Toda e qualquer equipe participante do Citadino, poderá apresentar protesto referente à irregularidade ocorrida em qualquer jogo do Citadino, também obedecendo ao prazo de até doze horas (12) do término do jogo em questão, estando o referido protesto devidamente assinado por representante credenciado e acompanhado de provas e ou rol de testemunhas.

Art. 17 - A equipe que vier a ser julgada pelo T.J.D., terá o prazo de doze horas (12) horas após o recebimento do Acórdão emitido pelo mesmo, para encaminhamento de recurso.
Parágrafo primeiro; O valor do recurso será uma taxa de R$ 50.00.

Art. 18 - Passado o prazo estabelecido nos artigos anteriores, sem ter havido protesto ou recurso sobre a decisão do T.J.D., o resultado de jogos ou decisão do T. J. D. serão homologados definitivamente, não cabendo outros protestos de qualquer ordem referente aos mesmos.

Art. 19 - O atleta que receber um Cartão Vermelho ou três Amarelos ficará automaticamente suspenso do jogo subseqüente e, em havendo relatório do Árbitro, sofrerá ainda, julgamento no T.J.D.
            - Parágrafo Primeiro: os cartões vermelhos e amarelos recebidos não serão “zerados”, sendo os mesmos, cumulativos até a final do Citadino.
           
Art. 20 – O(s) atleta(s) e ou dirigente(s) que agredir fisicamente a um oficial de arbitragem e ou componente da Coordenação Geral do evento, será sumariamente eliminado da competição, através de ato administrativo .Também será eliminada o atleta que agredir fisicamente o adversário,.

- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

Art. 21 - Os promotores do referido Citadino, não se responsabilizarão por acidentes ocorridos com atletas ou dirigentes, dentro ou fora das quadras de jogo.


Art. 22 - Os critérios de desempate serão:
                        - Quando dentro da mesma chave:
                                   ENTRE DUAS EQUIPES:
a)   Confronto direto
b)  Saldo de gols
c) Menor número de gols sofridos.
                                           d) Maior número de gols  feitos.
                                             e) Menor número de cartões vermelhos.
                                              f) Menor número de cartões amarelos.
                                           g) Sorteio.
                                  
                                      ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES:
a)   Número de vitórias.
b)  Saldo de gols
                                           c) Menor número de gols sofridos.
                                           d) Maior número de gols feitos
                                           e) Menor número de cartões vermelhos.
                                               f) Menor número de cartões amarelos.
                                              g) Sorteio.                    


Art. 23 - Para fins de classificação dentro de uma mesma chave, a contagem de pontos por partida será:
                                                         a  – Vitória                                 - 3  pontos
                                                         b  – Empate                        - 1  ponto
                                                         c  – Derrota                                - 0  ponto







Art. 24- Será  desclassificada do Citadino, a equipe que perder por W.O., ou que não participar de toda a programação dos jogos,  a iniciar ou continuar um jogo.
            - Parágrafo Primeiro: Para efeito de classificação ou pontuação, o placar do W.O será anulado todos os jogos da equipe.
           - Parágrafo Segundo: Equipe que der WO:
 Equipe não poderá participar da competição do ano seguinte, salvo o(s) atleta(s) que comparecer ao jogo e ser relacionado em súmula.

Art. 25 - Ocorrendo falta de energia elétrica, situação climática excepcional ou outro motivo de absoluta força maior, a critério do árbitro, o prazo de espera para o início ou continuação de uma partida oficial será de (30) trinta minutos, salvo se o Árbitro receber, da autoridade competente,  garantia superior ao aqui estabelecido.

Art. 26 - A partida suspensa por falta de garantia aos Oficiais de Arbitragem, à Coordenação ou à delegação, devidamente comprovada e julgada pelo T.J.D terá a sua realização ou continuidade decidida pela Coordenação Geral, no menor prazo de tempo possível.

Art. 27 - Toda a despesa com transporte e alimentação de uma equipe, no cumprimento da programação  do Citadino, ocorrerá pôr conta da mesma.

Art. 28- O prazo para a equipe ingressar na quadra e em condições de jogo é de 15 (quinze) minutos de tolerância, contados a partir do horário estabelecido na tabela de jogos.

Art. 29- As Súmulas de todas as partidas oficiais do Citadino, serão assinadas pelo atleta Capitão da equipe participante, o qual se responsabilizará desta forma, pela veracidade das informações prestadas. Os membros da Comissão Técnica de cada equipe assinarão normalmente em súmula.
            - Parágrafo Único: Caberá à equipe de arbitragem, exigir a apresentação da carteira de identidade de todos que forem inscritos em súmula para o jogo.

Art. 30 - Os atletas e Comissão Técnica de uma equipe deverão ser indicados e relacionados na súmula, antes do início de cada partida. Após o início da mesma, não mais poderá ser incluído, em súmula, outro nome. No entanto, se algum atleta ou componente da Comissão Técnica, atrasar-se para o início de um jogo, o mesmo só participará deste, se tiver sido relacionado em súmula, antes do início do 2º tempo da partida.

Art. 31 - Todas as equipes deverão colocar a disposição da equipe de arbitragem, antes do início de cada jogo, uma bola em condições de jogo, as quais serão utilizadas na partida.

Art. 32 - Ocorrendo o não comparecimento dos oficiais de arbitragem, designados para determinado jogo, deverão as equipes participantes entrar em acordo para a realização de uma nova partida o mais breve possível.

Art. 33 - A equipe que se recusar a iniciar ou continuar a disputa de qualquer partida válida pelo Campeonato, pôr mais de dez (10) minutos, após devidamente advertida pelo Árbitro, ainda que permaneça na quadra de jogo, será considerada perdedora da partida, marcando-se, ao adversário, uma vitória pelo marcador de 1x0, isto se a equipe faltosa estiver vencendo ou empatando o referido jogo, do contrário manter-se-á o placar até então estabelecido, podendo ainda, outras sanções serem aplicadas pela Justiça Desportiva.

Art. 34- No caso de não realização de uma partida por entrega antecipada de pontos, ou ainda, pelo não comparecimento ou atraso de uma ou das duas equipes, esta ou estas que assim procederem, serão eliminadas da competição.
            - Parágrafo único: A equipe que cometer uma das infrações contidas no texto deste artigo será consignada a ela o W.O.

Art. 35- A equipe que tiver seu número de atletas reduzido a menos do mínimo permitido em regra, será considerada perdedora da partida, independente do tempo em que isto vier a ocorrer. Caso esteja vencendo ou empatando a partida, marcar-se-á ao adversário a vitória pelo marcador de 1X0, sem prejuízo de outras sanções que possam ser aplicadas pela Justiça Desportiva.



Art. 36 - Havendo semelhança de fardamento entre duas equipes, caberá à equipe visitante citada na tabela de jogos a trocar obrigatoriamente  o uniforme.
- Parágrafo único: A equipe infratora perderá os pontos da partida, e o resultado da partida será de 1x0.

Art. 37 - Não será permitida a circulação, como também a permanência de pessoas, dentro da quadra onde estiver acontecendo algum jogo do Citadino, portando garrafas, copos ou similares de vidro.

Art. 38 - É proibido o uso de alto-falantes no ginásio durante a realização dos jogos oficiais do evento. Será permitido o uso dos mesmos somente antes do início, durante o intervalo e ao final de cada jogo.

Art. 39 - Fica a critério da arbitragem a presença e o uso de qualquer tipo de instrumento musical (percussão, sopro, apitos, buzinas de qualquer espécie e outros artefatos que perturbem o andamento do jogo) nos ginásios, antes durante e após os jogos oficiais do Citadino.

Art.40 – Valor da Taxa de inscrição;
Categorias de Base: R$ 50,00
Categoria Principal: R$ 100,00
Categoria Feminina: R$ 80,00

Art. 41- Todos os jogos do Citadino de Futsal, obedecerão este Regulamento Geral e Técnico e as Regras oficiais de Futsal. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral do Citadino.

Art. 42 – Todas as informações do Campeonato Citadino vão ser enviadas pelo e-mail; eronypaniz@bol.com.br, ligasmfutsal@hotmail.com  paulolucass@yahoo.com.br e pelo blog da competição www.ligasmfutsal.blogspot.com ;

Art. 43 – Inicio dos Jogos

  • Inicio dos jogos será no Ginásio do Guarani Atlântico no dia 09 de setembro as 20 horas.


























- CATEGORIAS EM DISPUTA:

Art. 44 – Todos os atletas deverão estar no padrão de idade de sua categoria em disputa.

Principal Masculino;


Atletas sem limite máxima e mínima de idade.
Parágrafo primeiro: Tempo de jogo 20x20 minutos com o último minuto cronometrado de cada tempo.

Principal Feminino;

Atletas sem limite máxima e mínima de idade .
Parágrafo primeiro:  Tempo de jogo 20x20 minutos com o último minuto cronometrado de cada tempo .

Sub – 15 Infantil: ( 14 e 15 anos )

 Atletas nascidos entre os anos de 1995 e 1996 ....;
Parágrafo primeiro :Tempo de jogo 15x15 minutos com o último minuto cronometrado de cada tempo .


Sub – 13 Mirim: ( 12 e 13 anos )

  Atletas nascidos entre os anos de 1997 e 1998... ;
Parágrafo primeiro: Tempo de jogo 15x15 minutos com o último minuto cronometrado de cada tempo.                            

                  Luiz  Fernando Nunes - DIDA
                      Secretário Adjunto de Juventude ,Esportes e Lazer, idoso e Criança
Prefeitura Municipal de Santa Maria
                                                            3221-1234
                                         
Lucas Souque Maltese
 Liga Santamariense de Futsal
paulolucass@yahoo.com.br
8131-0423


Erony Paniz Júnior
                      Secretario de Municipio de Juventude,Esportes,Lazer,Idoso e Criança
       Prefeitura Municipal de Santa Maria
eronypaniz@bol.com.br

                                                      

Currently have 1 comentários:

  1. Unknown says:

    o galera,gostaria que o blog foc atualizado, a tabela com os jogos, os próximos jogos da segunda fase e tudo mais, o cara entra no blog e não tem nada,dai complica. Outra coisa, e os paramédicos dos jogos, ta faltando isso hein, o ano passado estava mais organizado, vamo agilizar os negocios ai pessoal, as equipes estão chegando antes de todo mundo, dai vem a arbitragem e a organização vem atrasada, ai complica né, sem falar em materias e quadra, como que a organização não tem bomba de encher bola e a quadra molhada também não ajuda muito, espero que entedam isso como uma contribuição, abraço

RODADAS

10ª Rodada dia 14 de Outubro



CATEGORIA ADULTO



20 HORAS



AABB ( 8 ) X ( 0 ) FLORESTA



21 HORAS



POTRICH ( 4 ) X ( 2 ) PALMEIRAS



22 HORAS



GLITER ( 1 ) X ( 5 ) SER VITÓRIA








2ª RODADA - CATEGORIAS DE BASE







17/10/2010
GUARANY ATLÂNTICO
9h - Ituano x Internazionale 95
9h45min - Internazionale x Colorado
10h30min - Internazionale 96 x Estudiantes
COLÉGIO EDSON FIGUEIREDO
9h - AABB (0)x(5) Edson Figueiredo
9h45min - Os Moleques( 3 )x( 2 ) Edson Figueiredo
10h30min - SER Santos (2)x(1) Puma Águia Negra